Pesquisar

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Como fazer Maxi-colar?



E a febre dos maxi colares continua meninas, mas vocês sabem que eu não gasto meu rico dinheirinho quando descubro que consigo fazer a mesma coisa gastando menos.
E encorajo vocês a fazerem o mesmo!!! Então vamos ver o que usei e as dicas preciosas pra você fazer seu próprio maxi-colar.

Feltro 
Chatons a sua escolha
Cola para pedraria, ou cola universal de artesanato
Fita de cetim
Tesoura

1- Monte com os chatons no feltro (sem colar), para fazer uma prévia do colar que você quer. Tire uma foto desta prévia para você ir se baseando depois.
2- Cole cada chaton no feltro e deixe secar. O tempo de secagem varia conforme a cola, a minha dizia 72 horas sem manusear, mas é obvio que eu mexi nele logo em seguida.
3- Depois que a cola secar, vá recortando o feltro dando forma ao seu colar. Eu fui contornando os chatons.

4- Depois de cortar, vire do lado contrário e cole a fita de cetim. Se quiser dar um acabamento melhor, forre o verso do colar com mais um pedaço de feltro. Eu fiz isso só na parte da fita.
Prontinho, em 30 minutos vc tem seu colar.

Dicas importantes

  • Vá na loja de peças para bijuterias com uma ideia mais ou menos do que você quer. É interessante se você  tiver algum modelo da Internet, imprimir a foto e levar. Lá você escolhe os chatons da cor e modelo que quer, não necessariamente iguais aos da foto porque a variedade é imensa e dá pra criar bastante. Com uma inspiração você já sabe mais ou menos quanto de chaton precisa comprar, compra certinho e não gasta sem necessidade.
  • Na hora de cortar use uma tesoura bem afiada e de preferência com ponta mais fina. Se sua tesoura não estiver bem afiada deixa o feltro com fiapinhos ( foi o que começou a acontecer comigo). E a ponta é porque facilita bastante na hora de contornar o recorte dos chatons. Acredite, o acabamento fica bem melhor.
  • Tome cuidado na hora de cortar, principalmente se você for fazer algo parecido com o meu colar. Na hora de cortar em volta da pedra redonda lá de cima, cortei além da conta e depois na hora de usar, o feltro não sustentou o peso do chaton que ficou dobrando. Depois eu consertei isto, mas foi uma coisa que aprendi com o erro. #ficaadica
  • A cola faz sujeira e deixa um pouco de resíduos nos chatons. Depois que os chatons estiverem bem secos e fixos no feltro, um algodãozinho úmido ou cotonete resolvem o problema da sujeira.

    Infelizmente estas foram coisas que eu só aprendi na hora de fazer, então posso dizer que o colar ficou bonito e vistoso, mas se olhar bem de perto dá pra ver as falhas, mas isso são coisas que mudam com a prática e treino. Com certeza o próximo ficará melhor porque já estarei atenta a estas dicas que deixei aqui. Eu vou fazer outros e volto pra mostrar aqui, quem sabe não ser ve de inspiração para vocês!!!


Vamos ver quanto custou?
Chatons: 14,00
Feltro: eu já tinha uns pedaços em casa, mas mesmo assim ele costuma ser bem barato por aqui, uns R$2,00 um rolinho. Não sei quanto vem, acho que meio metro.
Cola: Também já tinha de outras aventuras, mas acho que paguei uns R$10,00 e vai durar muito
Fita de cetim: R$0,45 em meio metro.

Como eu já tinha alguns materiais ficou ainda mais em conta, mas se você precisar comprar acredito que você vai gastar em torno de R$25 a R$30. Levando em conta que estes colares são vendidos por aí  de R$80 reais para mais, nem preciso dizer que compensa né.

E aí gostaram? Se animaram a fazer o de vocês!!!

beijos

Nenhum comentário: